De 24 a 30 de novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
O CIES-Iscte abre portas no dia 24 novembro, dia Nacional da Cultura Científica, a alunos do Ensino Secundário e coloca-os em contacto com os quotidianos de um centro de investigação, seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias, trabalhando algumas das temáticas de investigação desenvolvidas no Centro, através de métodos e técnicas de investigação diferenciados em ciências sociais.
10h APRESENTAÇÃO
Introdução ao evento.
Apresentação da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e do CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia)
10h30 - 12h ATIVIDADES
Os participantes serão divididos em grupos, cada grupo irá experimentar uma atividade
12h - 13h BALANÇO FINAL
Apresentação de cada grupo e balanço final das atividades desenvolvidas
Avaliação da iniciativa e encerramento
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1) A construção de bases de dados na investigação em História e Ciência Política
Lab D1.06 | Investigadora: Maria Antónia Pires de Almeida
As bases de dados são muito úteis para a investigação científica em ciências sociais e permitem a produção de resultados interessantes e úteis. Mostra-se aqui a base de dados de presidentes de câmara em Portugal entre 1936 e 2013 e alguns gráficos e conclusões obtidas para exemplificar o trabalho desenvolvido.
2) Conversas inclusivas com ciência: fontes de informação estatística e construção de indicadores sobre Menstruação e Ambiente
Aud. B203 | Investigadoras: Sónia Pintassilgo e Violeta Alarcão
A atividade proposta apresenta três objetivos fundamentais a partir da abordagem temática sobre Menstruação e Impactos Sociais e Ambientais: identificar e distinguir fontes de informação estatística oficial e não oficial sobre o tema; selecionar indicadores estatísticos para medir os fenómenos sociais em análise; propor novos indicadores para a medição dos fenómenos, a partir da metodologia participativa do world café. A atividade será orientada a partir da constituição de grupos de trabalho e o desenvolvimento de trabalho colaborativo no seio de cada grupo e entre grupos.
3) Análise de Fontes Históricas: A criação de uma polícia política, a PVDE
Sala AA3.40 | Investigador: Fábio Faria
Nesta atividade os participantes têm contacto e analisam uma fonte histórica em particular, o decreto-lei através do qual foi criada a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado, a polícia política do Estado Novo, em 1933. O objetivo desta atividade passa por identificarem e compreenderem três aspetos essenciais relacionados com o funcionamento da PVDE: os motivos que levaram ao seu aparecimento, a forma como esta estava organizada e as competências que lhe estavam atribuídas.
4) Análise de discurso em Ciência Política
Sala C3.02 | Investigador: João Carvalho
A atividade baseia-se na aplicação do método de análise de discurso a um fenómeno em particular sobre imigração ou minorias étnicas em Portugal.
5) Laboratório de Comunicação
Lab D1.07 | Investigador: José Moreno
Desenvolveremos diferentes atividades práticas relacionadas com a investigação nas redes sociais, incluindo o desenho de pesquisa, a extração de dados de conteúdo e conversações nas redes sociais e a análise desses dados. Para o efeito serão usadas técnicas e ferramentas adequadas a esses fins. Os temas a pesquisar serão relacionados com a crise pandémica, mas à escolha dos participantes, assim como as ferramentas a utilizar (a partir de um lote de ferramentas selecionado).