- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Calls
Online
→ ZOOM Link
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89654765289
Investigar a International Baccalaureate como ator educativo transnacional:
Acessos e desafios teóricos e metodológicos
APRESENTAÇÃO
Investigadora Integrada CIES-Iscte
"A International Baccalaureate [anteriormente designada International Baccalaureate Organization (IBO)] é um ator educativo transnacional que tem por finalidade o fornecimento de programas e diplomas internacionalmente reconhecidos. Nas últimas décadas, a sua rede de IB World Schools tem-se expandido muito, abrangendo, em 2022, 5500 escolas em 160 países a nível mundial.
Em países lusófonos, com exceção do Brasil, a disseminação da IB é ainda muito modesta. Atualmente, existem 14 IB World Schools em Portugal, sobretudo em Lisboa, no Brasil, 51 escolas, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, quatro escolas em Moçambique concentradas maioritariamente em Maputo, uma escola em Angola e Timor-Leste e nenhuma nos outros países de língua oficial portuguesa.
De modo a reagir ao estado da arte ainda muito escasso relativo à implementação da IB em países com língua oficial portuguesa, iniciou-se recentemente um projeto de investigação sobre a implementação e desenvolvimento das IB World Schools em Portugal, Brasil e Moçambique. O workshop propõe não só uma apresentação das linhas gerais deste projeto com foco em questões teóricas, incluindo aspetos da transnacionalização em educação e da pós-colonialidade, como também desafios metodológicos da abordagem global de comparação que visa o projeto."