Migrações, diversidades e desigualdades na reforma
30 março 2023 | Iscte

Integrado nos Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias, o evento "Migrações, diversidades e desigualdades na reforma: uma discussão sobre envelhecimento e migrações em Portugal" decorre na tarde de 30 de março, às 16h30 (GMT) no Iscte, Auditório Caiano Pereira.

 

Sessão presencial

Iscte, Auditório Caiano Pereira

Poderá também ser seguida no zoom através do link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96397556887

 

 

Este encontro terá como ponto de partida o livro “Migration, Diversity and Inequality in Later Life. Ageing at a Crossroads”, da autoria da investigadora Dora Sampaio (Universidade de Utrecht) e publicado pela editora Palgrave Macmillan. A apresentação deste livro é o pretexto para gerar uma conversa mais alargada sobre questões relacionadas com o envelhecimento demográfico e as dinâmicas migratórias com um enfoque no conhecimento atual e os desafios e oportunidades futuras. A discussão contará com a participação da Professora Maria Lucinda Fonseca (IGOT-CEG-UL) e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira e será moderada pela investigadora Liliana Azevedo (Iscte).

  

O livro é um estudo comparativo sobre a diversidade de experiências de vida e envelhecimento de três grupos de migrantes mais velhos – emigrantes açorianos que regressaram ao arquipélago, imigrantes de estilo de vida e imigrantes laborais a envelhecer nos Açores. Com base em entrevistas em profundidade e trabalho etnográfico, e em diálogo com debates científicos em torno do nexo envelhecimento e migrações, o livro explora as motivações, experiências e aspirações futuras de diferentes grupos de migrantes mais velhos, unidos no desejo comum de viver uma ‘boa vida’, mas com recursos desiguais para poder alcançá-lo.  

 


 

BIOGRAFIAS 

 

Dora Sampaio é Professora Assistente no Departamento de Geografia Humana e Planeamento da Universidade de Utrecht, Holanda, e investigadora visitante no Instituto Max Planck para o Estudo da Diversidade Étnica e Religiosa, Alemanha. Licenciada e doutorada em geografia (Univ. de Lisboa; Sussex), tem desenvolvido trabalho de investigação e publicado na área das migrações e envelhecimento, famílias transnacionais, circulação de cuidados, desigualdades, e ciclo de vida. É autora do livro Migration, Diversity and Inequality in Later Life: Ageing at a Crossroads, um estudo de experiências de migração e envelhecimento nos Açores.

 

 

Maria Lucinda Fonseca é Professora Catedrática de Geografia Humana, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), coordenadora científica do grupo de investigação MIGRARE - Migrações, espaços e sociedades e Diretora do Programa de Doutoramento em Migrações da Universidade de Lisboa. Coordenou e participou em projetos de investigação sobre, entre outros temas, processos e dinâmicas das migrações internas e internacionais e os seus efeitos demográficos, económicos, sociais e ambientais em diferentes escalas geográficas, políticas de migração e integração de imigrantes, e transformações sociais urbanas.

 

 

Sónia Pereira é Alta-Comissária para as Migrações desde Março 2020. Licenciada em Economia e Doutorada em Geografia, académica de carreira com trabalho de investigação desenvolvido em torno da área das migrações, e políticas migratórias, centrando as suas pesquisas na migração laboral, na inclusão socioeconómica, habitação, assim como na participação artística e política de pessoas migrantes. Tem também experiência em organizações internacionais, tendo sido até Fevereiro de 2020 responsável pela coordenação do Projeto de Assistência do Governo na Reinstalação de Refugiados, na Organização Internacional para as Migrações (OIM).

 

 

Liliana Azevedo é doutoranda em sociologia no CIES-Iscte. A sua tese centra-se nos casais portugueses na Suíça e na migração de regresso no momento da reforma. Tem colaborado em diversos projetos, workshops e publicações sobre a temática da migração portuguesa e regresso. É também doutoranda associada ao polo de investigação nccr - on the move da Universidade de Neuchâtel, Suíça, e investigadora associada do Observatório da Emigração. Integra atualmente a equipa de coordenação dos Encontros sobre Experiências Migratórias.