- Notícias
- Eventos
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Fórum Pesquisas CIES
- Leituras ETNO.URB
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Workshops de Investigação
- Calls
Um impasse nas carreiras científicas?
A irónica precariedade da Norma Transitória
APRESENTAÇÃO
Investigador Integrado CIES-Iscte
MODERAÇÃO
Investigadora Integrada CIES-Iscte
"Este workshop apresenta os resultados de um estudo realizado em diferentes centros de investigação em Portugal, com investigadores e investigadoras contratados ao abrigo da Norma Transitória (NT) DL 57/2016.
O postdoc tem sido tradicionalmente associado a condições de trabalho precárias, em termos de situação contratual e de falta de integração dentro das estruturas de proteção social. Em Portugal, foi recentemente introduzida uma legislação com o objetivo de resolver esta situação, através de uma contratação que prevê até seis anos de financiamento e a promessa de integração na instituição de acolhimento. No entanto, com o aproximar-se do fim do período de seis anos de contratação, tornou-se evidente que muitas universidades não estão preparadas para manter essas pessoas, sendo o resultado o surgimento de uma nova variante da precariedade.
Utilizando entrevistas com 20 investigadoras/es da NT realizadas em 2022 e 2023, argumento que esta situação constitui uma forma particularmente irónica de precariedade, com uma medida concebida para resolver a instabilidade e criar mais incerteza, resultando num impasse das carreiras dos investigadores."
Local
Sala C2.05, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa
ZOOM Link
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89654765289