Inclusion+ Enfrentar os desafios da inclusão e diversidade da mobilidade Erasmus+ ao nível do ensino superior
Novo projeto Erasmus+ aprovado

  

A investigadora-coordenadora Thais França lidera o projeto "Inclusion+", que tem como objetivo enfrentar os desafios da inclusão e diversidade no âmbito da mobilidade do programa Erasmus+ no ensino superior. Este projeto foi recentemente aprovado para financiamento pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation partnerships in higher education.

 

O projeto "Inclusion+: "Tackling the challenges of Erasmus+ mobility inclusion and diversity at the higher education level" é uma colaboração entre várias instituições de ensino superior de prestígio, incluindo a Universidade do Porto, a Universidade da Lituânia, a Galatasaray University na Turquia e a Universidade de Turku na Finlândia. Com uma duração prevista de 2023 a 2026, este projeto visa abordar questões cruciais relacionadas à inclusão e diversidade na mobilidade estudantil do Erasmus+.

 

O objetivo principal do projeto é combater as barreiras enfrentadas por estudantes com menos oportunidades de participar da mobilidade internacional, especificamente, estudantes com responsabilidades de cuidado e estudantes com deficiências. O "Inclusion+" pretende aprimorar a capacidade das instituições de ensino superior (IES) parceiras de realizar intercâmbios estudantis de maneira inclusiva, além de promover a inclusão das cidades anfitriãs em relação aos alunos internacionais.

 

Um dos principais resultados esperados é o aumento da consciencialização nas IES e nas cidades sobre as barreiras enfrentadas por esses alunos, bem como o fornecimento de apoio para atender melhor às necessidades desses estudantes.

 

Com a desenvolvimento dessas medidas, o projeto "Inclusion+" visa tornar a experiência de mobilidade do Erasmus+ mais acessível e inclusiva para todos os alunos, independentemente das suas circunstâncias individuais.