ObCig reflete os 10 Anos da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas

02/11/2023

 

O Iscte-Instituto Universitário de Lisboa acolheu, nos dias 24 e 25 de outubro, o VI Edição do Seminário Internacional do Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig).

A iniciativa organizada em colaboração com o Grupo de Investigação Migrações, Mobilidade e Etnicidade do CIES-Iscte e coordenado pelas investigadoras Ana Raquel Matias e Cláudia Pereira, o Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), contou com a presença de diversas de personalidades, entre as quais a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues e o Presidente do Conselho Diretivo da ACM, José Reis.

 

 

Durante o seminário também marcaram presença académicos, representantes do associativismo cigano e estudantes, com o propósito de analisar e refletir sobre os 10 Anos da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas.

 

Ao longo dos dois dias de seminário foram apresentadas diversas perspectivas sobre o primeiro instrumento integrado de política pública que visa promover a integração, igualdade e participação da população cigana em Portugal.

 

Estas discussões proporcionaram uma visão abrangente das estratégias e ações em curso para a integração e igualdade das comunidades ciganas em território nacional.

 

Nesta edição do seminário internacional  houve também a oportunidade de atribuir o Prémio ObCig Pessoa de Mérito, entregue a Vilma Alexandra Vareda de Freitas, cidadã que se tem dedicado ao trabalho voluntário junto das comunidades ciganas residentes no concelho da Marinha Grande.