De 24 a 30 de novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
No dia 24 de novembro, o CIES-Iscte recebe os alunos do Ensino Secundário, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura Científica, proporcionando-lhes uma experiência imersiva nos bastidores de um centro de investigação.
Durante a visita, os estudantes terão a oportunidade de explorar os espaços, interagir com os protagonistas, conhecer os projetos em curso e compreender as metodologias aplicadas. O objetivo é oferecer uma visão prática das temáticas de pesquisa em destaque no Centro, utilizando métodos e técnicas diferenciados nas ciências sociais.
10h APRESENTAÇÃO
Introdução ao evento.
Apresentação da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e do CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia).
10h30 - 12h ATIVIDADES
Os participantes serão divididos em grupos, cada grupo irá experimentar uma atividade.
12h - 13h BALANÇO FINAL
Apresentação de cada grupo e balanço final das atividades desenvolvidas.
Avaliação da iniciativa e encerramento
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1) Jogo Urbano – Sopa da Pedra
Sala AA3.25 | Investigadoras: Rita Cachado e Caterina Giovanni
A história da Sopa da Pedra é um conto popular de origem portuguesa que tem sido transmitida de geração em geração e apesar das várias versões da lenda, a lição da história permanece até aos dias de hoje: uma lição sobre generosidade e partilha que mostra que a partir de recursos escassos, há sempre uma hipótese de obter bons resultados.
Este jogo é uma ferramenta participativa que pode ser aplicada em diversos contextos, no âmbito da investigação-ação ou pesquisa colaborativa. Oferece um espaço seguro e inclusivo para que tod@s possam contribuir com as suas ideias e críticas construtivas para o futuro das nossas comunidades. A alusão ao conto é explicada através da metáfora: a pedra em representação do futuro e a panela da comunidade e/ou bairro em causa.
2) A emigração e o seu Observatório
Sala AA3.24 | Investigadora: Carlota Moura Veiga
Nesta atividade, será dado a conhecer aos alunos o Observatório da Emigração e as suas principais atividades; assim como os conceitos e tendências associadas.
Numa primeira parte serão abordados os movimentos da população e as causas e consequências que resultam destes movimentos, seguindo-se de uma apresentação sobre o emigrante e a emigração portuguesa, onde serão analisadas as principais vagas da emigração portuguesa. Por último, irá ser realizada um jogo com os alunos relacionado com o Observatório e a emigração portuguesa.
3) Parlamento Jovem
Auditório B204 | Investigadora: Patrícia Calca
Nesta atividade vamos fazer uma simulação de atividades no Parlamento português através da divisão de alunos pelos diferentes partidos políticos, mais concretamente, por grupo parlamentar. A partir daí, cada grupo irá tomar uma determinada posição e defendê-la publicamente, essa posição deverá ser sobre um determinado tópico. A discussão ocorrerá, sobretudo, sobre temáticas mais impactantes como a Guerra na Ucrânia, o Aborto, a Eutanásia ou o conflito entre Israel e a Palestina.
Os grupos terão oportunidade de fazer investigação sobre o posicionamento que cada um dos grupos parlamentares têm e defendê-lo publicamente. A pertença a cada um dos grupos vai ser aleatória, tal como, a designação dos respetivos grupos parlamentares por grupo de alunos.