Metodologia para a análise da precariedade laboral dos jovens: O caso espanhol.
Workshop | 8 abril 2024

O próximo Workshop de Investigação CIES-Iscte decorre no dia 8 de abril, entre as 13h30 e as 14h30 no Iscte, Ed.2, Sala C2.05. Poderá também acompanhar o evento online, via ZOOM em https://bit.ly/CIESWS.

 

APRESENTAÇÃO

Juan Carlos Solano 

Universidade de Murcia

 

Juan Antonio Clemente

Universidade de Murcia

 

 


 

ASBTRACT 

"O emprego precário, resultante das transformações económicas e do mercado de trabalho na era neoliberal, alterou o paradigma social e económico estabelecido durante grande parte do século XX. Este fenómeno afecta a maioria da população das sociedades ocidentais, incluindo as classes médias tradicionais e emergentes. A globalização e a flexibilização do trabalho conduziram a um aumento significativo dos empregos precários, sobretudo entre os jovens, gerando novas estruturas socioeconómicas que alguns consideram predatórias.

A investigação sobre o trabalho precário coloca desafios que se cruzam com as desigualdades sociais e de género. A análise crítica do patriarcado revela a subordinação das mulheres e dos jovens, destacando a assimetria de poder com base no sexo e na idade, conhecida como "lock-in geracional". Esta abordagem realça a importância de considerar as desigualdades que se sobrepõem nas estruturas do patriarcado.
Neste trabalho, tentamos desvendar concetualmente a noção de precariedade, centrando a nossa atenção especialmente nos jovens e nas mulheres. Além disso, propomos uma metodologia quantitativa para a previsão do emprego precário, através das EU-SILC."

 


 

Saiba mais sobre o Workshops de Investigação CIES-Iscte.