CIES recebe visita de escola secundária no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia

No dia 22 de novembro, o CIES-Iscte, acolheu cerca de 40 estudantes do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, para celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica, proporcionando-lhes uma experiência imersiva nos bastidores de um centro de investigação.

Esta iniciativa está inserida no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia da Agência Ciência Viva e, da qual o centro tem participado todos os anos, reforçando o compromisso de desmistificar o trabalho do cientista social e, ao mesmo tempo, aproximando os jovens da ciência.

22.11.2024

Com um programa diversificado e dinâmico, o evento proporcionou aos estudantes uma oportunidade de explorar temas relevantes através de metodologias inovadoras e participativas, proporcionando uma consciencialização e pensamento crítico em relação às temáticas mais atuais da sociedade.

Nesta atividade, participaram também a Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e o projeto IN Iscte.

A atividade do Laboratório nascer.pt incentivou os alunos a refletirem sobre as dimensões sociais e culturais do nascimento. Através de desenhos e debates, os participantes analisaram relatos de partos, discutindo aspectos como local, emoções e papéis das pessoas envolvidas. Além de ser um exercício criativo, o laboratório demonstrou como o desenho pode ser usado como uma ferramenta participativa na investigação em ciências sociais.

Por sua vez, a equipa do Observatório da Democracia e Representação Política simulou a prática do trabalho legislativo, promovendo um debate sobre problemas sociais. Divididos aleatoriamente em grupos representando partidos políticos, aprofundaram a compreensão sobre os processos democráticos e a importância da participação política.

O CoLABOR, representado por Pedro Estêvão, Catarina Cruz e Sara Nunes, apresentaram o QuizLABOR, um jogo interativo que desafiou os estudantes a testar seus conhecimentos sobre a realidade social e económica em Portugal e na Europa. Através de perguntas baseadas nos dados estatísticos da plataforma DataLABOR, os participantes refletiram sobre temas como emprego, saúde, educação e habitação de forma divertida e educativa.

Por fim, e para perceber quais os hábitos de leitura e qual o papel dos livros nas suas vidas, a equipa do Observatório Português das Atividades Culturais, desafiaram os estudantes a responderem a um questionário interativo. Os resultados foram apresentados e debatidos, promovendo reflexões sobre as influências sociais nos hábitos culturais da juventude.

Iniciativas como a Semana da Ciência e Tecnologia oferecem aos jovens uma experiência transformadora, ao mostrar como a ciência pode ser uma ferramenta para decifrar o mundo e agir sobre ele.