CIES vê quatro projetos aprovados no Concurso IC&DT 2023

Texto por Rita Alves

O CIES viu recentemente aprovados quatro projetos de investigação no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos – 2023, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em articulação com o Programa Inovação e Transição Digital – COMPETE 2030 e os Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Os projetos têm uma duração máxima de 36 meses e um investimento elegível com um máximo de 250.000 €. 

Os projetos aprovados refletem a diversidade e profundidade da investigação desenvolvida no CIES, abordando temáticas emergentes e de elevada relevância social, académica e política.
Os projetos foram aprovados nos seguintes painéis respetivamente: Comunicação, Direito e Ciência Política, Ciências da Educação e Sociologia.

PuReSC – Public Reception of Science and Technology

Coordenado por Marta Entradas, este projeto internacional analisa a forma como o público se relaciona com a comunicação científica promovida pelas universidades. Com colaborações no Reino Unido, Itália e Alemanha, o PuReSC visa contribuir para um debate mais informado sobre o envolvimento público com a ciência e para reforçar o papel das universidades como agentes ativos na comunicação científica e na defesa da sua autonomia institucional.

A sequência das promessas partidárias: Da decisão sobre o que prometer às consequências do (in)cumprimento do mandato

Sob a coordenação de Ana Maria Belchior, este projeto investiga os processos de formulação, cumprimento e impacto das promessas eleitorais dos partidos políticos. Através de uma abordagem de métodos mistos, analisa questões como os motivos pelos quais governos minoritários cumprem mais promessas e as consequências do incumprimento na responsabilização e polarização política.

Conhecer, acolher, incluir: inclusão sócio-escolar de crianças e jovens refugiados da Ucrânia

Com Maria Manuela Mendes como responsável científica, este projeto centra-se na inclusão de crianças e jovens refugiados ucranianos no sistema educativo português. Face à atual crise humanitária e ao acolhimento de mais de 59.000 refugiados até ao início de 2024, a investigação adota uma abordagem ética rigorosa e multidimensional, propondo-se expandir o conhecimento sociológico sobre a integração de populações vulneráveis e contribuir para a construção de sociedades mais inclusivas e coesas. O projeto conta com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, reforçando a sua dimensão interdisciplinar e o compromisso com uma intervenção informada e colaborativa.

DIV_EQUAL - Percursos para o sucesso dos estudantes imigrantes nas escolas portuguesas: diversidade e igualdade

Tendo Teresa Seabra como investigadora principal, este projeto em parceria com a Universidade do Minho, visa identificar os fatores que condicionam os percursos escolares de estudantes com origem imigrante, propondo orientações práticas para a promoção do seu sucesso académico. Com uma forte componente quantitativa e qualitativa, o projeto conta com a colaboração de entidades como a DGEEC, DGE, a Fundação Aga Khan e a APEDI, e integra consultoria internacional.

Estes quatro projetos refletem o compromisso do centro com a investigação científica, socialmente relevante, reforçando o seu papel na produção de conhecimento que contribui para políticas públicas mais eficazes e sociedades mais justas.