Texto por: Rita Alves
Publicado pelo OberCom – Observatório da Comunicação, em colaboração com o Reuters Institute for the Study of Journalism, o relatório deste ano oferece um panorama detalhado sobre como os cidadãos portugueses se informam, confiam (ou não) nas notícias, e lidam com as mudanças tecnológicas que moldam o ecossistema mediático global.
Além de acompanhar indicadores centrais como fontes de notícias, confiança, tipos de plataformas utilizadas e pagamento por conteúdos, o relatório de 2025 dedica atenção especial a três temas fundamentais e atuais:
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Inteligência Artificial no jornalismo: Como os públicos percebem o uso de IA nas redações? A tecnologia é vista como aliada ou ameaça à credibilidade e qualidade jornalística?
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Fact-checking: Que práticas de verificação de factos são mais visíveis? E como os públicos respondem a elas?
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Literacia para os media: Como o nível de literacia noticiosa influencia o comportamento dos leitores? O que muda quando o público sabe identificar uma fonte fiável?
Portugal no contexto global
Este relatório é parte de um esforço internacional, que em 2025 inclui dados recolhidos em 48 países, abrangendo cerca de 97 mil utilizadores de Internet. A Sérvia entra pela primeira vez no estudo, juntando-se à lista de países analisados que já incluía Marrocos desde 2024.
Em Portugal, a amostra representativa (n=2014) considera fatores como escolaridade, género, idade e região.
Como em anos anteriores, o OberCom alerta para possíveis distorções pontuais causadas por eventos mediáticos marcantes no período de recolha de dados – entre janeiro e fevereiro de 2025 – como eleições, conflitos ou questões de saúde pública.