O Observatório da Emigração lança o save the date para a conferência do próximo dia 02 de outubro 2025, no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, em sala a designar em breve. A conferência contará com a presença de Claudia Hartmann-Hirsch da Universidade de Luxemburgo.
ABSTRACT
A crise económica de 2007-2008 marcou um ponto de viragem na história recente da emigração portuguesa, intensificando os fluxos migratórios para diversos destinos europeus, entre os quais se destaca o Luxemburgo. Neste contexto, observa-se o surgimento de uma nova vaga de emigrantes portugueses, tendencialmente mais qualificados do que as gerações anteriores, mas cuja inserção socioprofissional permanece, em larga medida, abaixo da dos nacionais.
Este fenómeno ocorre num país que se caracteriza por uma elevada percentagem de imigração altamente qualificada, frequentemente posicionada acima da média nacional.
A conferência centrar-se-á na obra Libre circulation: ouverture ou restriction? L’exemple d’une migration récente du Portugal vers le Luxembourg, da autoria de Claudia Hartmann-Hirsch e Senyo Fofo, que analisa as dinâmicas contemporâneas da mobilidade intraeuropeia a partir do caso português no Luxemburgo. Através deste estudo, os autores interrogam a evolução do princípio da livre circulação na União Europeia, sublinhando o reforço das lógicas de controlo e seleção por parte de vários Estados-membros, em especial no que respeita a migrantes com frágil inserção laboral ou dependentes de apoios sociais. A jurisprudência recente do Tribunal de Justiça da UE aponta para um processo de renacionalização dos direitos associados à mobilidade, inaugurando uma nova fase na europeização: mais seletiva, mais desigual.
A partir do caso luxemburguês, a conferência propõe uma reflexão alargada sobre os desafios contemporâneos colocados à mobilidade portuguesa no espaço europeu e sobre as clivagens crescentes entre diferentes perfis de migrantes no seio da própria UE.