O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) regressa à Noite Europeia dos Investigadores, que decorre no próximo dia 26 de setembro de 2025 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Dedicada à Ciência para os Desafios Globais, nesta edição o CIES estará presente com duas atividades, através do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento (nascer.pt) e do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC).
Também o projeto PROWORK, coordenado por Luísa Veloso, estará presente nesta iniciativa, através da NOVA.ID.FCT, no corredor Galeria Nascente do piso 1 do Museu.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES
Entre o Íntimo e o Global: Olhares sobre Justiça Reprodutiva e Ambiental (17h-20h)
Equipa: Dulce Neves, Mariana Évora, Sóna Pintassilgo e Violeta Alarcão
Esta atividade convida o público a um percurso individual por uma série de imagens evocativas que abordam temas como intenções e decisões reprodutivas, dignidade menstrual, alterações climáticas e justiça ambiental e reprodutiva. Cada imagem é acompanhada por uma pergunta de reflexão e um dado provocador, incentivando uma leitura crítica e pessoal dos desafios globais. A atividade pode ser realizada em formato físico (imagens impressas e fichas de resposta) ou digital (QR codes), adaptando-se a diferentes espaços e públicos. No final do percurso, os participantes recebem um breve retorno interpretativo com uma explicação ou descrição sumária de cada imagem e tema, promovendo a ligação entre o íntimo e o coletivo. A atividade é acessível e adaptável a diferentes ritmos e idades, promovendo a literacia visual, social e ambiental.
O Jogo do Património Cultural (20h30-23h30)
Equipa: Maria João Lima e Sofia Costa Macedo
Entra nesta aventura única onde o conhecimento e a diversão andam de mãos dadas! Inspirado no clássico Jogo da Glória, vamos jogar ao património cultural e embarcar numa viagem cheia de desafios e descobertas em que a sorte também tem lugar. Num tabuleiro gigante, cada casa numerada põe à prova o teu conhecimento. A coragem, a inteligência e a determinação serão essenciais para ultrapassares os desafios. Entre avanços e recuos, os jogadores vão explorar o património cultural e conhecer de perto a investigação de excelência que coloca o OPAC na linha da frente dos estudos do património em Portugal. Quem chegará primeiro à casa da vitória?
Quão projetificada está a tua vida?
Equipa: Luísa Veloso, Joana S. Marques (CIES) e João Braga Lopes (CIUHCT)
O trabalho por projeto – ou seja, uma forma de organizar o trabalho de maneira temporária e centrada em objetivos específicos – tem vindo a tornar-se cada vez mais comum no mercado de trabalho. Esta tendência tem-se reforçado em áreas onde já existia e, mais recentemente, começou a surgir em setores onde antes era pouco habitual. Este modelo vem acompanhado de novas narrativas que o justificam e de estratégias pensadas para motivar os trabalhadores. Apesar de ser um fenómeno visível e presente no dia a dia de muitas pessoas, raramente tem sido alvo de debate ou de uma análise crítica. Pelo contrário, tem sido aceite como algo natural. Com a nossa investigação e esta proposta de atividade, queremos ajudar a abrir esse debate, trazendo à luz os impactos que esta forma de trabalhar – e, muitas vezes, de viver – tem na vida das pessoas. Queremos olhar com atenção para os seus fundamentos, critérios e consequências, e estimular uma reflexão mais profunda.