Michael Burawoy é uma figura central da sociologia contemporânea. Ao longo de décadas, os seus trabalhos marcaram a análise do trabalho, do capitalismo e dos processos de produção, bem como a reflexão sobre os modos de conhecimento, a etnografia, a divisão do trabalho sociológico e o desenvolvimento de uma “sociologia pública”, de que foi um dos principais proponentes. A sua obra influenciou diferentes gerações de investigadores e investigadoras, em diversas geografias, entre as quais Portugal, onde foi mobilizada em projetos de investigação sociológica, em debates teóricos e em práticas de diálogo da sociologia com públicos extra-académicos.
O ciclo “Três Vivas a Burawoy!” pretende assinalar a relevância deste legado e abrir um espaço de debate coletivo em torno de três eixos centrais do seu contributo: a reflexão sobre os modos de conhecimento e a sociologia pública; a análise crítica do capitalismo, do processo de trabalho e das políticas de produção; e a importância da etnografia operária, das revisitações e dos estudos de caso alargados.
Distribuído por três cidades – Coimbra, Lisboa e Porto – e organizado por três instituições de referência da sociologia portuguesa (CES, CIES e IS-UP), com o apoio da Associação Portuguesa de Sociologia, este ciclo procura cruzar olhares, experiências e leituras, homenageando um sociólogo que aprendemos a admirar e que deixou, além do mais, uma grande saudade pela sua erudição generosa, pelo rigor da investigação, pelo exercício permanente de imaginação sociológica, pela afabilidade nas polémicas e pela consistência dos seus compromissos.
O encerramento, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, contará com a conferência de Cihan Tuğal, colega de Burawoy no Departamento de Sociologia da Universidade de California Berkeley, que estará propositadamente em Portugal para esta conferência e nos trará uma reflexão sobre as digressões hereges de Michael enquanto investigador-trabalhador pelo capitalismo, pelo socialismo e pelo colonialismo.
A entrada é livre!