Os parceiros do Projeto H:OUSE estão a tomar medidas concretas e coordenadas em cinco países europeus para melhorar a situação habitacional dos migrantes através de iniciativas comunitárias. Com base num diagnóstico conjunto publicado no início deste ano, os parceiros do projeto estão agora a passar da investigação à ação, desenvolvendo soluções locais para ajudar os migrantes recém-chegados a ter acesso a habitação digna, no contexto da atual crise habitacional na Europa. Cada país participante co-desenhou as suas atividades através de métodos inclusivos e participativos, envolvendo ONGs, municípios e comunidades migrantes. Em conjunto, estas iniciativas demonstram o poder do envolvimento da comunidade na promoção de sociedades integradas e inclusivas.
Referências por país
Itália
Refugees Welcome Italia, em parceria com o município de Ravenna, está a liderar campanhas de divulgação para promover o modelo SponsorHouse. Em Pádua, Il Sestante está a coordenar uma série de iniciativas comunitárias de pequena escala, tais como redes de recuperação de alimentos, bancos de tempo, mercados locais gratuitos, serviços informais de solidariedade, tandems linguísticos e grupos de debate de bairro.
Irlanda
Doras está a fornecer apoio direcionado aos Grupos de Patrocínio Comunitário (CS - Community Sponsorship) existentes que estão a acolher famílias recém-chegadas, ajudando a fortalecer a capacidade local para acolher e integrar refugiados ao nível comunitário.
Eslovénia
Com a liderança de ZRC SAZU, está a ser criado um Ponto de Informação para Migrantes Recém-Chegados em Novo Mesto. O centro oferecerá assistência com tradução, informações essenciais e mediação entre migrantes, empregadores e instituições públicas, facilitando o acesso à habitação e emprego.
Grécia
Second Tree está a organizar aulas de idiomas, workshops de orientação e formação em self-advocacy (capacidade de se fazer ouvir e defender os próprios direitos) para refugiados recém-chegados e aqueles que procuram alojamento após deixarem os campos de refugiados. Estas ações têm como objetivo capacitar os refugiados para que possam navegar pelos sistemas locais de forma independente e defender os seus direitos.
Hungria
Voluntários da Comunidade Intercultural Mira estão a oferecer aulas básicas de húngaro e orientação pessoal para recém-chegados, ajudando-os com desafios do dia a dia, como procurar apartamento, negociar com senhorios e compreender os processos administrativos locais.
Sobre o Projeto H:OUSE
Lançado em março de 2024, o Projeto H:OUSE promove o direito à habitação para migrantes na UE, impulsionando iniciativas de patrocínio comunitário (CS). Este modelo liga cidadãos, empresas e organizações locais para fornecer apoio prático e comunitário aos migrantes recém-chegados. O patrocínio comunitário tem demonstrado complementar os esforços dos governos nacionais e locais no acolhimento e integração de migrantes. Com estas novas iniciativas, o consórcio H:OUSE procura demonstrar ainda mais a eficácia do patrocínio comunitário na resolução dos desafios habitacionais e na revitalização dos bairros locais. «Através de iniciativas de pequena escala e de base, como redes de recuperação de alimentos, bancos de tempo e mercados locais gratuitos, vimos vizinhos unirem-se para partilhar recursos, apoiar-se mutuamente e construir confiança», afirmou Pamela Mastrilli, de Il Sestante. «Não estamos apenas a criar programas — estamos a cultivar uma cultura de cuidado, ajuda mútua e responsabilidade ambiental profundamente enraizada no bairro.»