Presença e representação cultural da migração portuguesa na Venezuela
Encontro | 26 fevereiro 2026

O próximo Encontro sobre Experiências Migratórias decorre na tarde de 26 de fevereiro de 2026, a partir das 16h00 no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa.

LOCAL
Sala B226, Ed.4 (Iscte)

ORADORA:
Andrea Imaginario
Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade Central da Venezuela

COMENTÁRIO
Magdalena López
CEI-Iscte e Universidade de Notre Dame (USA)

 


 

NOTAS BIOGRÁFICAS

Andrea Imaginario frequenta o doutoramento em História no Centro de Investigação em Ciências Históricas da Universidade Autónoma de Lisboa, onde se encontra a concluir a tese “Historia y representación de la cultura portuguesa en Venezuela entre 1958 y 1999”. Licenciada em Artes e Magister Scientiarum em Literatura comparada pela Faculdade de Humanidades e Educação da Universidade Central da Venezuela (UCV). Tem formação de soprano da Escola de Música Lino Gallardo, em Caracas, e é professora associada da Escola de Artes da UCV. Nesta instituição exerceu também os cargos de Coordenadora Académica, Coordenadora de Serviço Comunitário e membro do Comité Académico do Mestrado em Artes Plásticas Latino-americanas, e do Mestrado em Literatura Comparada. A sua atividade académica tem estado centrada na História Cultural, nos Estudos Culturais, na Literatura Comparada e na Música. Editou álbuns musicais que exploram a interculturalidade luso-venezuelana e o vínculo entre música e poesia portuguesas, motivo pelo qual a Associação de Luso-descendentes da Venezuela lhe conferiu a Medalha de Honra na divulgação da cultura portuguesa na Venezuela. Da sua produção científica e cultural contam-se: um livro e vários artigos científicos, além de traduções académicas do português ao espanhol, conferências, comunicações, capítulos de livros e artigos de divulgação.

Magdalena López (PhD, Universidade de Pittsburgh) é Visiting Associate Professor no Kellogg Institute for International Studies da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos da América, e Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. O seu trabalho centra-se em temas de crítica cultural contemporânea relacionados com a experiência histórica do Caribe Hispano-americano. É autora dos livros "El otro de nuestra América: imaginarios sobre Estados Unidos en Cuba y la República Dominicana" (2011), "Desde el fracaso: narrativas del Caribe insular hispano del siglo XXI" (2015) e do romance "Penínsulas rotas" (2020). Coordenou várias obras coletivas, uma antologia de narradoras caribenhas, e publicou diversos artigos em revistas académicas. Foi professora convidada de graduação e pós-graduação na Universidade de Salamanca (Espanha), na Universidade de Lisboa (Portugal), na Universidade Católica de Córdoba (Argentina), na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México), na Universidade de Notre Dame (Estados Unidos) e no Dartmouth College (Estados Unidos).