Sobre a Construção do Género e o Papel da Escola: Representações de Crianças do 1º Ciclo
Workshop de Investigação | 02 março 2026

O próximo workshop de investigação do CIES, decorre na tarde de 02 de março 2026, com o tema "Sobre a Construção do Género e o Papel da Escola: Representações de Crianças do 1º Ciclo", em formato híbrido.

APRESENTAÇÃO
Filipa Godinho, Bolseira de Doutoramento FCT

COMENTÁRIO
Sandra Saleiro, Professora Auxiliar ESPP

LINK TEAMS
https://bit.ly/WorkshopCIES 

RESUMO

A relação entre a escola e a construção de género tem vindo a assumir uma grande relevância na contemporaneidade. Dentro da sociologia, a instituição escolar não só representa um lugar privilegiado de observação das interações que as crianças estabelecem com os outros à sua volta, como é mesmo um agente-chave na socialização, constituindo-se por estes dois motivos um lugar por excelência para estudar as questões de género.

A tese de doutoramento em curso “A Construção do Género ‘pela’ e ‘na’ Escola: Um Estudo de Caso numa Escola de 1º Ciclo” tenta então olhar para a relação entre a escola e a construção de género através desses dois paradigmas. Por um lado, de que forma as crianças vão construindo o género em interação com as pessoas à sua volta, nomeadamente na escola, que é o sítio onde passam mais tempo do seu dia-a-dia; e, por outro, de que forma o contexto em que o fazem condiciona essa construção, neste caso, como a própria escola vai condicionando a construção de género.

Com esse objetivo, realizou-se observação numa escola de 1º ciclo ao longo de um ano letivo acompanhando quatro turmas (uma turma por cada ano de escolaridade do 1º ao 4º ano); realizaram-se desenhos com todas as crianças observadas; realizaram-se entrevistas com 50 crianças e com os professores observados; e foram ainda recolhidos materiais como manuais, enunciados, critérios de avaliação, grelhas de avaliação, fichas e cadernos.

Neste workshop pretende-se dar especial atenção às entrevistas realizadas com as crianças, sendo possível através das mesmas aceder à forma como as crianças estabelecem as diferentes categorias de género, com que características preenchem essas categorias, de que forma elas se relacionam com outras categorias como as étnico-raciais e as de classe, que impacto isso tem na forma como vivem o seu dia-a-dia e imaginam o seu futuro, e, por fim, que papel atribuem à escola em todo esse processo.