Pobreza objetiva e subjetiva: Para uma análise das complementaridades nas políticas públicas
Novo CIES e-Working Paper

Já se encontra disponível em Open Access o mais recente CIES e-Working Paper, com o título "Pobreza objetiva e subjetiva: Para uma análise das complementaridades nas políticas públicas", da autoria de Manuel Saliulo, doutorando em Políticas Públicas.

 

Abstract

A distinção entre pobreza subjetiva e objetiva emerge como um debate central na conceptualização e na operacionalização das políticas de combate à pobreza, com implicações de ordem teóricas e pragmáticas. Este artigo, de caráter teórico e parte de uma investigação doutoral em curso, explora como as complementaridades entre pobreza objetiva e subjetiva podem enriquecer o debate e impactar na conceção de políticas públicas.

A questão norteadora é: Quais as implicações da inclusão da pobreza subjetiva em políticas tradicionalmente baseadas em indicadores objetivos? Os autores mobilizados e os diálogos teóricos daí extraídos permitem afirmar que o principal desafio político e académico reside na formulação de um modelo integrado que, não apenas, considere os indicadores objetivos de privação, mas também valorize a perceção dos indivíduos sobre a sua própria condição e expectativa de vida. Como contributo original, propõe-se o Painel Comunitário de Monitorização e Avaliação (PCMA), um dispositivo metodológico, de mobilização comunitária e monitoramento participativo, concebido para integrar essa visão ampliada, particularmente relevante em contextos marcados por ausência ou fragilidade da presença do Estado, exigindo abordagens mais localizadas, participativas e culturalmente situadas.

 

 

 

CONSULTAR