Educação e Ciência

Este Grupo de Investigação tem como foco de trabalho científico os domínios sociais da educação e da ciência, duas das mais importantes esferas institucionais constitutivas da sociedade atual.

A investigação que é desenvolvida pelos investigadores deste Grupo toma em conta as especificidades de cada uma destas esferas sociais, mas também as relações múltiplas e densas que se estabelecem entre elas. Em pano de fundo partilhado, está sempre presente, de algum modo, a problemática do conhecimento como vetor decisivo da sociedade atual, em termos estruturais e dinâmicos.

COORDENAÇÃO

Patrícia Ávila
Patrícia Ávila
patricia.avila@iscte-iul.pt
Susana da Cruz Martins
Susana da Cruz Martins
susana.martins@iscte-iul.pt

PRINCIPAIS ÁREAS

Sistemas educativos, a nível nacional e a nível europeu
Processos de escolarização e trajetórias educativas, no ensino básico, secundário e superior
Análises comparativas internacionais (europeias) sobre estudo e condições de vida dos estudantes do ensino superior
Literacia, multiliteracias e sociedade digital
Aprendizagem e educação de adultos
Redes de ensino superior politécnico
Parcerias internacionais universitárias europeias e norte-americanas
Perspetivas dos programas doutorais, a nível nacional e internacional
Políticas europeias sobre ciência e sociedade
Comunicação pública dos centros de investigação científica
Fontes de informação, confiança na ciência e perceções de risco sobre Covid-19
Comunicação pública das universidades de investigação, em perspetiva internacional

 

Na investigação que desenvolve sobre estes temas, o GI guia-se por padrões de elevada qualidade científica, procurando conseguir resultados efetivos para o avanço do conhecimento nestas duas áreas e participando de forma significativa na comunidade científica internacional. Não menos importante é a orientação de grande parte dos projetos desenvolvidos pelos seus investigadores no sentido de conduzirem a resultados com forte impacto social, quer na fundamentação, implementação e avaliação de políticas públicas de educação e formação e de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, quer na disseminação pública de resultados de investigação relevantes nestes domínios junto dos cidadãos e das organizações da sociedade civil.

O Grupo de Investigação Educação e Ciência tem tido um empenho forte na integração de jovens investigadores, quer na formação avançada de estudantes de doutoramento, quer na participação de investigadores pós-doutorados em projetos e outras atividades científicas, incluindo o incentivo a que desenvolvam os seus próprios projetos de investigação, nomeadamente de âmbito internacional.

 

Palavras-chave:
Educação e processos de escolarização;
Literacia e competências;
Ciência, tecnologia e sociedade;
Educação, ciência e transformações digitais.