É com profundo pesar que informamos o falecimento do colega, professor e investigador André Freire.
Ao longo de uma notável carreira académica, André Freire destacou-se pela dedicação ao ensino e pela contribuição inestimável para a compreensão da política em Portugal e na Europa, deixando um legado de excelência e inspiração para todos os que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado.
Conhecido pela integridade e pelo comprometimento com os ideais democráticos, André Freire foi mentor de várias gerações de estudantes e investigadores, partilhando generosamente o seu vasto conhecimento e fomentando o pensamento crítico e rigor académico.
As suas pesquisas, publicações e intervenções públicas permanecerão como referência nos estudos de Ciência Política, especialmente em temas como sistemas eleitorais, partidos políticos e comportamento eleitoral, áreas em que atuou com profundidade e originalidade.
André Freire era Professor Catedrático da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Diretor do Doutoramento em Ciência Política e Coordenador do grupo de investigação do CIES-Iscte de Política e Cidadania. Era também Diretor do Observatório da Democracia e Representação Política, uma infraestrutura que visa consolidar a tradição de estudo sobre representação política democrática, através de pesquisas sobre eleitos e eleitores, participação cidadã e a ligação entre eleitores e políticas públicas.
A sua partida deixa um vazio irreparável no campo académico e na vida de todos aqueles que com ele conviveram, mas o seu legado perdurará nas suas publicações, nos projetos de investigação e enquanto teórico no campo da ciência política.
Aos familiares, amigos, colegas e alunos, manifestamos as mais sinceras condolências e solidariedade neste momento de dor.
Outras notas: