- Notícias
- Eventos
- Calls
- Iniciativas Recorrentes
- Biografias e Trajetórias
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Workshops de Investigação
- Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
- Fórum Pesquisas CIES
- Encontros de Estudos sobre a China
- Experiências Culturais
- Experiências Migratórias
- Fórum das Políticas Públicas
- Género, Sexualidade e outros marcadores sociais de diferença
- Leituras ETNO.URB
- Migrações no Espaço Digital: experiências, transformações e resistências
- Movimentos Sociais e Ação Política
- Novas Perspectivas em História Moderna
- Políticas e Práticas Linguísticas e de Literacia
- Provas de Doutoramento e Sessões Públicas
- TALK - Arte e Cultura
- CIES nos Media
- Arquivo
Sala AA3.24, Ala Autónoma, Iscte
Transmissão Zoom
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82553807046
Meeting ID: 825 5380 7046
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"
Por uma metodologia freireana de educação para os media
Investigadora visitante em Pós-doc – CIES-Iscte
Pesquisadora titular - Fundaj (Brasil)
"A razão de se educar para os media nas sociedades contemporâneas - em especial naquelas extremamente afetadas pelas desinformações ou pelas falsas informações - é crucial para que se capacite os indivíduos a lidarem com os sentidos de verdade em debate na contemporaneidade. Com frequência, na atualidade, pode-se deduzir o que se quer acerca das mensagens ou notícias e, a partir daquilo que se presume, decide-se, por exemplo, o voto ou o achincalhe de personalidades públicas ou mesmo de pessoas desconhecidas. Pensando com Paulo Freire, o processo dialético do aprendizado que transforma em nível individual acaba por promover o aprendizado em nível coletivo. No entanto, como o potencial reflexivo varia em cada indivíduo, não se pode garantir que o compromisso com a experiência cognoscente vai se transfigurar em prática com o sentido reflexivo que se espera em todos.
Nesse workshop, vamos refletir juntos sobre uma metodologia desenhada para uma educação para os media, a partir da pedagogia freireana, que tem como objetivo contribuir para o debate contemporâneo acerca da difusão da desinformação."