Fórum das Políticas Públicas analisa a Democracia 50 anos depois do 25 abril

23.03.2024

 

O Fórum Políticas Públicas 2024 do Iscte analisou, 50 anos depois do 25 de Abril, de que forma se cumpriram os três “D’s”: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver, com um vasto Programa.

 

“É a liberdade que muda tudo, e que permite tudo o que se passou em Portugal nestes quase 50 anos de vida democrática”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte e oradora na sessão de abertura. “Há reformas que só puderam ser feitas em liberdade, com democracia, como as da educação e do ensino superior, que passaram pela eleição dos reitores ou das direções das escolas. Também o Estado Social que o país construiu, com políticas de ação social e de proteção social, precisou da liberdade e da democracia para se desenvolver com sucesso, apesar dos problemas e insuficiências que ainda existem e todos reconhecem”.

 

A iniciativa realizou-se durante todo o dia, 22 de março de 2024, no Grande Auditório do Iscte. Contou com intervenções do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e do historiador José Pacheco Pereira, entre outros académicos, políticos e ex-governantes.


O programa do Fórum contou ainda com uma série de painéis e mesas redondas composto por académicos, decisores políticos e elementos da sociedade civil. O investigador do CIES e coordenador do Observatório da Emigração, Rui Pena Pires, participou no painel "Descolonização (e Identidade Nacional)".

 

Paralelamente e integrado no programa do Fórum, realizou-se ainda o lançamento da Exposição "Representações do Trabalho", organizada a partir de materiais do Arquivo Ephemera e arquivos associados, que se encontra disponível para visita até ao fim do mês de junho, no Edifício 4 do Iscte. A investigadora do CIES, Luísa Tiago Oliveira, participou na organização e na apresentação oficial da exposição, em conunto com o historiador José Pacheco Pereira.

 

 

 

Fotografias por Hugo Alexandre Cruz 


 

O Fórum das Políticas Públicas é uma iniciativa que se realiza anualmente desde 2012, organizada pelo CIES e pelo IPPS-Iscte. Tem como objetivos gerais promover o debate de ideias, o conhecimento e a informação sobre as políticas públicas e contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de desenho, concretização, regulação e avaliação das políticas públicas em Portugal.