Semana C&T 2002

2017  |   2016  |   2015  |   2014  |   2013  |   2012  |   2011  |   2010  |   2009  |   2008  |   2007  |   2006  |   2005  |   2004  |   2003  |   2002  |   2001  |   2000

 

26.novembro.2002
 

Introdução ao evento

Apresentação do CIES, da equipa e das atividades a realizar. O que é a investigação em Sociologia e como se pode promover a cultura científica? Breve apresentação.

Investigadores: Maria do Carmo Gomes, Cristina Conceição, Sandra Mateus

 

Atividade 1

Discussão em torno da elaboração de modelos analíticos e construção de uma estratégia metodológica e de recolha de informação, numa pesquisa sobre jovens criadores e utilizadores de Linux

Investigadores: Inês Pereira, Rita Mendes

A. Apresentação sumária de um tema de partida passível de análise sociológica: o Linux;

B. Construção simulada de um modelo de análise baseado na identificação conjunta de dimensões e subdimensões analíticas;

C. Apresentação de alguns métodos e técnicas de análise sociológica e debate sobre as possíveis escolhas metodológicas para o projeto em questão.

 

Atividade 2

Experimentação da técnica de análise de conteúdo em dados qualitativos referentes a um projeto de investigação sobre 'orientações dos jovens para o trabalho e para a família'

Investigadores: Pedro Abrantes, Maria Abranches, Rosário Mauritti

A. Breve enquadramento teórico-metodológico do projeto;

B. Leitura de excertos de entrevistas individuais e reflexão/discussão acerca dos dados recolhidos;

C. Seleção de formas de organização dos dados com vista à construção de um esboço de modelo para a análise de conteúdo.

 

Atividade 3

Apresentação do estudo de caso sobre a violência na escola e das suas principais conclusões

Investigadores: Patrícia Amaral, Ana Moura

A. Exercício de debate a partir dos resultados apresentados acerca da pesquisa.

 

Avaliação da iniciativa e encerramento do evento. Aplicação de um questionário de avaliação da iniciativa ao publico alvo do evento

Investigadores: Maria do Carmo Gomes, Cristina Palma Conceição, Sandra Mateus

ISCTE FCT
W3C