Introdução ao evento pelo Gabinete de Comunicação e Planeamento (GCP)
Um centro de investigação em Sociologia? Breve apresentação
Atividade 1
Os jovens cientistas portugueses: da análise documental de currículos à identificação de perfis-tipo.
Investigadores: Ana Rita Coelho, António Firmino da Costa e Cristina Palma Conceição
Todos os anos a Fundação Calouste Gulbenkian atribui um prémio aos mais promissores jovens cientistas portugueses. Quem são estes jovens? O que fazem e onde trabalham? Em que medida o prémio influencia as suas carreiras? A partir da análise dos seus currículos procurou-se dar resposta a estas questões. Mas enfrentava-se um problema: como transformar a informação diversa e diversificada patente em cada um dos currículos vitae num conjunto de dados passíveis de uma análise global? É este percurso, desde a primeira análise qualitativa dos materiais disponíveis até à identificação final de perfis-tipo dos cientistas com recurso a análise quantitativa, que se pretende dar a conhecer nesta actividade.
Atividade 2
Explorar e analisar registos etnográficos
Investigador: Inês Pereira
Com esta actividade, pretende-se apresentar a etnografia como uma das metodologias que pode ser utilizada na investigação sociológica. Após um muito breve enquadramento nesta metodologia e na sua utilização pela sociologia, os alunos são convidados a interagir com diferentes modelos de registo etnográfico (diários de campo, fotografias, filmes e mapas). Será então proposta uma análise destes mesmos registos, cujos resultados poderão ser compilados e agregados numa grelha analítica. Desta forma, o aluno poderá tomar contacto com os métodos de registo etnográfico e experimentar a sua posterior catalogação e análise em grelhas sintéticas.
Atividade 3
"Conversas com objectivos": Entrevistas em torno das expectativas escolares dos jovens descendentes de imigrantes.
Investigadores: Elisabete Rodrigues e Magda Nico
Com o objectivo de conhecer e compreender as expectativas e as trajectórias escolares e profissionais dos jovens descendentes de imigrantes a frequentar o 9.º ano de escolaridade, foram entrevistados os diferentes agentes de 5 comunidades escolares em Lisboa: alunos de várias nacionalidades, pais dos mesmos, directores executivos e pedagógicos das escolas e ainda professores.
Os participantes desta actividade vão conhecer como o processo de recolha e de tratamento da informação recolhida através destas "conversas com objectivos" ocorre, os cuidados a ter na elaboração do guião de entrevista e na interacção com os entrevistados, e os procedimentos a seguir na análise de conteúdo temática.
Atividade 4
Europeus baralhados entre família e trabalho: a utilização de um inquérito internacional num projecto de investigação
Investigadores: Inês Cardoso, Bernardo Coelho e Paula Jerónimo
Introdução às técnicas de análise de um grande questionário internacional de carácter longitudinal e de aplicação bienal que pretende explicar as mudanças nas sociedades europeias. Damos particular atenção à temática da conciliação entre vida profissional e vida familiar. Como é que os europeus organizam o seu quotidiano entre o cuidado com os filhos e as responsabilidades do trabalho? E quem faz as tarefas lá em casa? Existirão diferenças entre homens e mulheres? E entre países?
Percursos
Breve apresentação do percurso de dois investigadores do CIES-IUL - ISCTE-IUL
Investigadores: Renato Carmo, Luísa Veloso
Sessão de trabalho
Apresentação final