Criação do Núcleo de Estudos da Deficiência
Investigadores contribuem para o aprofundamento do estudo da deficiência

17.02.2023 

 

O NED – Núcleo de Estudos da Deficiência - pretende contribuir para o aprofundamento do estudo da deficiência em Portugal, na Europa e no Mundo, enquanto parceiro científico de organizações internacionais, Estados, municípios, empresas, associações e cidadãos, empenhados em melhorar a vida das pessoas com deficiência.

 

Esta estrutura, coordenada pelo Professor e Investigador Luís Capucha e sedeada no CIES-Iscte, foi criada em janeiro de 2023 e pretende atuar numa lógica de triangulação, isto é, articulando três vertentes de ação institucional: o ensino, a investigação e a extensão universitária.

 

 

Na vertente do ensino é promovida através da pós-graduação em Estudos da Deficiência e Direitos Humanos e, logo que aprovado pela A3ES, um mestrado acessível em estudos da deficiência e direitos humanos.

 

Na vertente da investigação, o Núcleo adota uma perspetiva multidisciplinar, pluriparadigmática e metodologicamente aberta, focando todas as áreas da deficiência e das políticas para a promoção dos Direitos Humanos. No plano operacional visa a angariação de financiamentos para o desenvolvimento de projetos, não só nacionais, mas também a nível europeu, com vista a desenvolver investigação avançada que permita resolver os principais problemas que as pessoas com deficiência, um dos grupos sociais mais profundamente excluídos das sociedades contemporâneas, atualmente enfrentam.

 

Quanto à vertente de extensão universitária, estão contempladas ações de prestação de serviços, nos planos da consultoria, planeamento e avaliação, e de difusão/informação, bem como ações de formação, conferências, colóquios, seminários, escolas de verão e um relatório anual.

 

Os investigadores do CIES-Iscte, José Nogueira, Nuno Nunes e Lara Querido, compõem a equipa técnica do NED que pretende tornar-se um espaço de encontro entre todos os que queiram trabalhar sobre a temática da deficiência e dos Direitos Humanos no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.

 


 

 

EQUIPA TÉCNICA

 

Luís Capucha

Coordenação Científica

José Nogueira

Coordenação Operacional

Nuno Alves

Investigador

Lara Querido

Investigadora