Podcast Cortar o mal pela raíz: refletir sobre o Discurso de Ódio Online

 

No Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio (18 junho), o projeto kNOwHATE lançou o podcast "Cortar o mal pela raiz". Dividido em quatro episódios, esta iniciativa pretende dar voz a diversas perspectivas e vivências com um objetivo comum: compreender o discurso de ódio online em português para o combater. 

 

OUVIR PODCAST

 

 

EP 1 - Fronteiras de Expressão

O primeiro episódio conta com as participações de Rita Guerra (investigadora do CIS-Iscte, coordenadora do projeto), Péricles Pina (Jurista, Ex-Coordenador do Gabinete de apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial) e Paula Cardoso (Jornalista, Fundadora da Afrolink). A entrevistadora é a jornalista e atriz Cláudia Semedo.

 

 

  

 

EP 2 - As Diferentes Faces do Ódio

O segundo episódio aborda os diferentes aspectos do discurso de ódio através de uma discussão com Paula Carvalho (investigadora do Inesc-ID e membro da equipa do kNOwHATE) e Amanda Lima (Jornalista e Editora do Diário de Notícias Brasil).

 

 

 

EP 3. A extrema-direita e o discurso de ódio são amigos?

Este episódio incide sobre a forma como a extrema-direita e o discurso de ódio se relacionam. O episódio contou com a participação de Ricardo Cabral (Jornalista e especialista em extrema-direita) e Ackssana Rodrigues da Silva (Socióloga, deputada eleita da Assembleia Municipal da Amadora). Tal como nos episódios anteriores, a discussão é conduzida pela jornalista Cláudia Semedo.

 

 

 

EP 4. Cortar o mal pela raiz, mas como?

O último episódio do Podcast do projeto kNOwHATE conta com a participação de Cláudia Silva (Investigadora ITI-LARSyS e membro da equipa do kNOwHATE) e Vanessa Lopes (Jornalista, Presidente da Associação RIZOMA). Nesta sessão, conduzida por Cláudia Semedo, serão descutidas estratégias e ferramentas para combater o discurso de ódio online.

 

 

Produção Técnica: Sake Multimédia

 

 

O projeto kNOwHATE (kNOwing online HATE speech: knowledge + awareness = TacklingHate) é um consórcio financiado pela União Europeia (CERV-2021-EQUAL 101049306) composto por quatro unidades de investigação do Iscte (BRU, CIS, CIES e ISTAR), o Interactive Technologies Institute (LARSyS, Instituto Superior Técnico), o INESC-ID Lisboa, a Casa do Brasil de Lisboa, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, a Associação ILGA Portugal, e a SOS Racismo. O projeto é coordenado por Rita Guerra (CIS-Iscte).