Ciência Viva no Laboratório convida à reflexão dos desafios da sociedade no século XXI

O CIES acolheu mais uma edição do Ciência Viva no Laboratório, dedicado aos desafios da sociedade no século XXI.

O estágio de verão decorreu na semana de 8 a 12 de julho de 2024, no Iscte - Conhecimento e Inovação.

Esta iniciativa contou com a participação do Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte), do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) e do Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-Iscte), que numa aproximação da ciência à sociedade pretenderam demonstrar como a investigação pode ter um papel ativo na identificação de soluções, procurando não só estimular a criatividade científica dos jovens nas áreas da Sociologia, dos Estudos Internacionais, da Psicologia e das Tecnologias Digitais, mas também a sua capacidade de trabalhar em equipa e de contactar com especialistas nestas áreas.


 

Ao longo de uma semana, um grupo de nove estudantes do ensino secundário participou neste estágio de verão com atividades das áreas científicas de cada centro.

No CIES a atividade ficou a cargo da investigadora Rita Cachado que explorou o método da observação participante nas atividades etnográficas. Na primeira parte da atividade, foram explicados alguns conceitos teóricos, seguido de um exercício prático no terreno, onde os participantes escolheram a realidade que queriam observar para fazer o registo escrito, fotográfico ou por desenho.

Por fim, os participantes foram desafiados a pensar criticamente num problema do quotidiano e a refletir sobre as possíveis soluções e hipóteses para a sua resolução.