Escola de Outono promove diálogo intercultural sobre mudanças climáticas e migrações

24.10.2024

A escola de outono Facts First: Untangling the Nexus of Human (Im)Mobility and Climate in Europe, organizado pelo CIES-Iscte em parceria com a Philipps-Universität Marburg, sob a coordenação de Thais França, Violeta Alarcão e Raquel Matias (CIES-Iscte), juntamente com Anna-Christine Link e Thomas Brenner (Philipps-Universität Marburg), decorreu entre os dias 22 e 24 de outubro no Iscte.

O evento contou com a participação de 20 estudantes de diversas nacionalidades, provenientes de Portugal e da Alemanha, e com a participação remota de mais de 50 estudantes a partir de diferentes países, como Gana, Paquistão, Índia e Canadá, promovendo um diálogo intercultural sobre o tema. O evento foi financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD).

Durante as diversas sessões interativas, foram exploradas as valiosas contribuições das teorias sociológicas para a análise do fenómeno em questão, juntamente com uma investigação das metodologias aplicáveis à pesquisa sobre o tema. Painéis compostos por especialistas em mudanças climáticas e migrações ofereceram aos participantes a oportunidade de discutir criticamente as narrativas existentes, promovendo um ambiente rico em troca de conhecimentos. Complementando essas atividades, uma sessão dedicada à comunicação de ciência foi realizada, com o intuito de aprimorar as habilidades dos participantes nessa competência fundamental. Nessa ocasião, foram apresentadas estratégias para comunicar de maneira eficaz com diferentes públicos, assegurando que o conhecimento científico transcenda as barreiras de especialização e se torne acessível a uma audiência ampla e diversificada.

Adicionalmente, foi realizado um trabalho de campo pelos estudantes, com a aplicação de um inquérito para conhecer as perceções das pessoas sobre as mudanças climáticas e a imigração. Os dados recolhidos serão futuramente analisados para a publicação de um artigo científico.

O evento terá uma segunda fase em dezembro, quando será realizado um science slam na Alemanha. Nessa ocasião, estudantes de Portugal viajarão até Marburg, onde, juntamente com os estudantes da Philipps-Universität Marburg, apresentarão um science slam com base nas discussões realizadas durante o evento.