APRESENTAÇÃO
O Grupo de Investigação Política e Cidadania tem como principal objetivo a compreensão da relação entre a sociedade civil, as instituições políticas e as elites políticas e a forma como estas interacções têm impacto nas políticas públicas e na governação.
O trabalho do grupo tem-se destacado em quatro áreas principais: representação política, movimentos sociais, políticas públicas e administração, direitos sociais e trabalho social.
NÚMEROS
24
Investigadores
Integrados
23
Investigadores
Assistentes
27
Projetos
de Investigação
157
Publicações
Artigos, Capítulos e Livros
2018-2023 data
PALAVRAS CHAVE
Representação política;
Comportamento político;
Cidadania e movimentos sociais;
Políticas Públicas.
OBJETIVOS
- Desenvolver investigação inovadora sobre as dinâmicas entre a sociedade civil, os movimentos sociais e as instituições políticas;
- Reforçar as interacções através do discurso público, do conhecimento científico especializado sobre questões-chave e da colaboração com os intervenientes institucionais e de base;
- Reforçar o diálogo científico e a internacionalização através de publicações de impacto, redes científicas, eventos, programas de intercâmbio e atração de estudantes internacionais.
Para além de estarem envolvidos em numerosos projetos nacionais e internacionais sobre estes temas, os investigadores do grupo estão ativamente envolvidos no desenvolvimento de ensino informado de investigação no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa: coordenação de cursos, supervisão dos estudantes e integração dos estudantes na investigação e estágios.
O Observatório da Democracia e da Representação Política (ODRP), promove a colaboração entre os investigadores das várias áreas científicas que integram o grupo, prosseguindo uma longa tradição do CIES-Iscte no estudo da representação política.
ESTRUTURAS
SocioDigital Lab for Public Policy
Observatório da Democracia e da Representação Política
INICIATIVAS
Ciclo de Seminários sobre Movimentos Sociais e Ação Política
Com cadência mensal, o seminário promove uma reflexão multidisciplinar em volta das temáticas ligadas aos movimentos sociais e às diferentes formas de ação política, de militantismo e de ativismo. O objetivo é de pôr em diálogo diferentes perspetivas, metodologias e abordagens com vista a desenvolver um debate aprofundado e inovador.