O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte foi criado em 1985, por um conjunto de professores da área de sociologia do Iscte, com a intenção de constituir um espaço formal para desenvolver atividades de investigação em conjunto e, desta forma, contribuir para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento da sociedade.
Com a Sociologia como área científica central, o Centro rapidamente se afirmou como uma referência neste domínio, expandindo o seu campo de atuação para áreas como as políticas públicas, ciência política, ciências da comunicação, história moderna e contemporânea, e serviço social.

Ao longo da sua história, o CIES tem assumido um papel de destaque na investigação em ciências sociais, alinhando-se com padrões internacionais de excelência e assumindo uma forte presença na produção, circulação e tradução social do conhecimento.

Esta exposição convida a conhecer como foi evoluindo o CIES, desde a sua constituição, e a descobrir os principais eixos que estruturam atualmente a sua atividade: das iniciativas científicas à forma como a instituição constrói e comunica a sua identidade; dos contributos para a formação avançada através dos doutoramentos às práticas editoriais que ampliam o acesso ao conhecimento; das estruturas que sustentam a investigação às ações que promovem a cultura científica e aproximam a ciência da sociedade. Cada um destes eixos apresenta elementos significativos de um percurso coletivo, revelando um centro em permanente diálogo com o mundo que estuda.
Visite a nossa exposição até 31 de dezembro de 2025 no átrio central do piso 2, do Edifício 4 do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.