O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) é uma unidade de I&D em ciências sociais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, avaliada pela FCT, com o objetivo de criar e promover o conhecimento sobre os problemas sociais atuais, numa perspetiva multidisciplinar.
Fundado em 1985, com a Sociologia como principal área científica, o centro desenvolve também atividade relevante nos domínios das políticas públicas, da ciência política, das ciências da comunicação, da história moderna e contemporânea e do serviço social.
A principal missão do CIES é produzir investigação de elevada qualidade que contribua para a compreensão e consciencialização dos desafios societais e das ameaças globais para fornecer recomendações políticas baseadas em factos.
“O CIES é um centro de investigação com uma equipa diversificada e multidisciplinar, que promove uma forte relação entre a ciência e a sociedade”
Diretora
Teresa Patrício
CIES em Números
Dados de 2022
A atividade do CIES-Iscte caracteriza-se por uma exigente articulação entre a investigação fundamental e a investigação orientada para a conceção, acompanhamento e avaliação de políticas públicas nos mais variados setores e áreas de intervenção. O centro está envolvido em numerosos projetos promovidos por agências ou fundações, nacionais e europeias, programas de investigação e redes de cooperação científica internacionais.
O CIES-Iscte organiza-se em Grupos de Investigação no quadro dos quais se desenvolvem projetos de investigação financiados através de concursos públicos com avaliação científica, assim como projetos de investigação aplicada e atividades de transferência de conhecimento, a partir das bases de competências científicas consolidadas.
Grupos de Investigação
Doutoramentos
O centro assegura a coordenação científica e administrativa dos cursos de doutoramento em Ciência Política, Ciências da Comunicação, História Moderna e Contemporânea, Políticas de Administração e Gestão Escolar, Políticas Públicas, Serviço Social e Sociologia e está associado a quatro outros - Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade Economia Política, Estudos Urbanos e PIUDHist.
No campo da divulgação científica o CIES-Iscte possui uma atividade editorial consolidada, publicando a revista Sociologia Problemas e Práticas e diversas coleções de livros através da editora Mundos Sociais.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
De acordo com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o CIES-Iscte e o Iscte consideram os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fundamentais para promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030. O CIES-Iscte pretende contribuir ativamente através de actividades de investigação orientadas para a realização dos ODS.
Os projectos de investigação em curso são relevantes para os seguintes Objectivos de Desenvolvimento Sustentável:
Equipa de Investigação
A equipa de investigação do CIES-Iscte inclui Investigadores (doutorados integrados), Investigadores Associados e Assistentes de Investigação. Desde 2020 foi possível contratar 33 investigadores, ao abrigo de progamas como a Norma Transitória, Emprego Científico Individual e Emprego Científico Institucional. O centro integra mais de 80 bolseiros, na sua maioria com bolsas de doutoramento e os restantes com bolsas para assistentes de investigação e de pós-doutoramento.
No que diz respeito à distribuição por género da equipa, a percentagem de investigadores do sexo feminino é de cerca de 60%. Analisando a internacionalização das equipas, o centro conta mais de 30 investigadores visitantes de 19 nacionalidades diferentes.