Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário
30 setembro | 15h | Online
Os resultados da primeira parte do estudo Práticas de Leitura dos Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário serão apresentados no dia 30 de setembro, pelas 15h00, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, com transmissão em linha na plataforma Youtube.
O objetivo deste estudo é analisar a evolução das práticas de leitura dos alunos portugueses, atualizando o conhecimento disponível sobre o tema, nomeadamente sobre os novos quadros e contextos de desenvolvimento da leitura, resultantes da crescente expansão dos suportes digitais.
Programa
15h Abertura
Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues
Comissária do PNL2027, Teresa Calçada
Diretora do CIES-Iscte, Teresa Patrício
15h15 Apresentação dos resultados do estudo
Coordenadores científicos, João Trocado da Mata e José Soares Neves
16h Comentários
Consultora científica, Isabel Alçada
Subcomissária PNL2027, Elsa Conde
16h30 Debate
17h Encerramento
Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa
A investigação resultou de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), sob coordenação científica de João Trocado da Mata e José Soares Neves e consultoria de Isabel Alçada. Teve, ainda, o apoio da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o patrocínio da McDonald’s.
O trabalho realizado incidiu no 3.º ciclo do ensino Básico e no ensino Secundário, prevendo-se a sua retoma no próximo ano letivo para o 1.º e 2.º ciclos. Uma vez concluído, ter-se-á conseguido atualizar a publicação de Lages, Mário F., Carlos Liz, João H. C. António e Tânia Sofia Correia, Os Estudantes e a Leitura, de 2007, cumprindo um dos compromissos do PNL2027.