Em 2023, contam-se 30 anos da publicação da obra “Saberes e Poderes no Hospital”. Esta pesquisa é indissociável do momento a partir do qual se começa a estabelecer de forma mais evidente a reflexão sobre a saúde, a doença e a medicina, como campos de reflexão sociológica, inaugurando um domínio de investigação e questionamento até então pouco explorado em Portugal.
Neste evento celebramos a publicação desta obra e os vários caminhos que a partir daí se trilharam, num diálogo vivo com a sua autora, Graça Carapinheiro. Muito mais que uma reflexão científica, será um momento de encontro e partilha para todos aqueles que encontraram neste livro a inspiração para pensarem criticamente o lugar da saúde na sociedade portuguesa.
Evento Híbrido
Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Aud. B2.04
Link ZOOM https://bit.ly/SaberesPoderesHosp
PROGRAMA
14h Abertura
Elsa Pegado
CIES-Iscte e Rita Espanha (Departamento de Sociologia-Iscte)
14h10h – 15h20
MESA-REDONDA
Encontros e Desencontros: a Saúde à procura da Sociologia e a Sociologia à procura da saúde
A partir da visão de quem acompanhou a preparação da publicação dos “Saberes e Poderes no Hospital” refletiremos sobre o impacto que esta obra deteve no desenvolvimento do pensamento sociológico sobre a saúde em Portugal.
- Maria José Hespanha
- Luísa Ferreira da Silva
- Maria Manuel Quintela
Moderação: Amélia Augusto
15h20-15h30 Intervalo
15h30h - 17h00
CONVERSA À SOLTA
Percursos, reflexões e divagações
Neste momento, abre-se o espaço à partilha de testemunhos sobre os percursos, as reflexões e também divagações proporcionadas pelo Saberes e Poderes no Hospital. Pretendem-se escutar as vozes visíveis e invisíveis que partindo desta obra, percorreram o mesmo caminho, trouxeram novas interrogações ou procuraram diferentes respostas.
Este é um espaço aberto em que todos e todas são bem-vindas/os a juntarem-se à conversa.
Moderação:Mário Santos
17h00h-17h30 Coffee break
17h30h-18h20
COMENTÁRIO
Com os olhos postos no futuro
A partir de quatro perspetivas diferentes, finalizamos com um comentário, em jeito de síntese, para pensar novos caminhos possíveis em que os “Saberes e Poderes no Hospital” são fonte de inspiração para pensar temas emergentes, para outros modos de pensar a saúde, e para outras gerações.
- Cláudia de Freitas
- Brígida Riso
- Madalena d’Avelar
- Tiago Correia
Moderação: Sónia Pintassilgo
18h20-18h50
Momento artístico-musical
Médicos para Dom Quixote
18h50-19h00
Encerramento