- News
- Events
- Recurring Events
- Biographies and Trajectories
- Cidades & Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais
- Cultural Diversity in Contemporary Families
- Meetings on China Studies
- Migration Experiences
- Public Policy Forum
- Research Forum CIES
- ETNO.URB Readings
- Social Movements and Political Action
- New Perspectives on Modern History
- Research Workshops
- Calls
Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas
“... obviously at the end of the day I’m a proud Chinese” Identificações e referências culturais de jovens diplomados de colégios internacionais na região de Lisboa
Oradora
CIES-Iscte
FernUniversität in Hagen
Comentário
Subdiretor-Geral da DGEEC
Universidade Aberta
CIES-Iscte
→ ZOOM Link
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81154318506
ID: 811 543 185 06
Resumo
A investigação sobre realidades de vida em contextos transnacionais coloca as ciências sociais, em geral, e a pesquisa nos domínios da infância e juventude, em específico, perante novos desafios. O paradigma de um nacionalismo metodológico revela-se como inadequado para analisar uma realidade empírica transnacional. Há diversos contextos que podem ser determinados por fenómenos de transnacionalização que abrangem, por exemplo, a vida de famílias transnacionais, a participação em redes transnacionais, a frequência de escolas internacionais, assim como o crescimento em contexto de migração e refúgio. A investigação desses contextos requer uma revisão de ferramentas estabelecidas em ciências sociais, tanto ao nível metodológico como também teórico.
A apresentação para esta sessão do seminário procura focar uma realidade educativa que pode ser determinada por diversos contextos transnacionais e onde podem ser constituídos ‘espaços transnacionais de educação’. Na base da discussão de resultados de um projeto de investigação sobre colégios internacionais na região de Lisboa, que em Portugal podem ser considerados como campo de educação e reprodução social de elites (Schippling et al., 2020), vão ser perspetivados diferentes contextos e referências transnacionais. A apresentação centra-se, nesse contexto, nos primeiros resultados de uma investigação de biografias educativas de jovens diplomados desses colégios – e especificamente nas suas identificações e referências culturais – que foram o objeto principal da segunda fase desse projeto de investigação. Um segundo momento da apresentação constitui – na base da discussão das perspetivas empíricas – uma reflexão sobre o potencial do conceito de ‘espaço transnacional de educação’ como contributo para a investigação sobre biografias em contextos transnacionais.
Referências
Schippling, A., Abrantes, P., & Lopes, J. T. (2020). Educação de elites e a dimensão da internacionalização em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 94, 119-137.